(011) 2207-1136 ou (011) 96917-0740
contato@handson-ti.com.br
Facebook
LinkedIn
YouTube
Instagram
GitHub
Artboard 1xxxhdpiLogo Hands On branco
  • DIGITAL
    • WEBSITE
    • BRANDING & DESIGN
    • MÍDIAS SOCIAIS
    • SISTEMAS
    • APLICATIVOS MOBILE
    • SOFTWARE HOUSE
    • MARKETING DIGITAL
    • LINK PATROCINADO
    • SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO)
    • E-MAIL MARKETING
    • SUPORTE
  • SERVIÇOS
    • Gestão Profissional de Website
    • Terceirização de TI
  • SOLUÇÕES
    • Plataforma de Sorteio
    • CRM & Bônus
    • Workflow
    • SAC
    • Gerenciamento de Vulnerabilidade
  • HOSTING
    • Hospedagem de Sites
    • Backup de Website
    • Web Performance (Stress Test)
  • CLIENTES
  • BLOG
  • CONTATO
  • Area do Cliente

Trabalhando em casa? Confira 5 dicas para melhorar suas videochamadas

17 de março de 2020Fábio SilvaDicas, Home OfficeNenhum comentário

Para muita gente, trabalhar em casa é uma realidade. Dados mostram que quase 4 milhões de pessoas no Brasil trabalham no home office. Em paralelo a esse número, o vírus COVID-19 segue causando impacto em diversas comunidades. Não foi diferente por aqui, sobretudo depois do primeiro caso da doença confirmado no país em fevereiro.

Desde então, empresas — principalmente em São Paulo — passaram a liberar seus funcionários para trabalhar de forma remota. Alguns exemplos: o BNDES e a XP Investimentos são grandes companhias que aderiram ao home office — o que surge como mais uma medida para evitar a disseminação do vírus.

E o que fazer para tentar não desacelerar a produtividade? Muitas empresa como Microsoft, Google estão  buscando aprimorar produtos e serviços, liberou o acesso gratuito aos recursos avançados do Hangouts Meet para os clientes do G-Suite até o dia 1º de julho de 2020. Abaixo, dicas para melhorar a qualidade e aproveitamento da sua videochamada.

Flexibilidade é fundamental na vida de pais que trabalham em casa. E na vida de uma mãe que trabalha em casa — caso de muitas por aqui, por sinal —, a tecnologia é uma aliada que garante mais flexibilidade no meu dia a dia. Às vezes, o filho fica doente ou preciso de um encanador para fazer reparos no meu banheiro, por exemplo. Quando esses imprevistos acontecem, você pode contar com a sorte de ter um emprego que te permite trabalhar remotamente com ajuda de videochamadas, uma das maneiras mais fáceis de acompanhar reuniões e encontros profissionais.

Ainda assim, a verdade é que fazer uma call nem sempre é tão simples. Explico: as crianças sobem em você, o cachorro late, há barulho de fundo… Você entendeu. Já passei por alguns momentos constrangedores e já cometi muitos erros, mas também aprendi algumas coisas ao longo da minha jornada. Neste artigo, divido 5 dicas para que tudo corra bem enquanto você faz sua videochamada em casa.

Dica 1: Escolha o ambiente certo

Quando tenho que discutir um assunto complexo ou fazer um brainstorm, as videochamadas são mais eficientes do que conversar no chat ou por email. É por meio de uma call que conheço melhor meus colegas de equipe que trabalham em outros países e em diferentes fusos horários. Mas quando estiver em uma ligação, observe o que está ao seu redor e não se esqueça de reparar no cenário ao fundo.

Escolha uma parede lisa e evite janelas abertas com muita iluminação. E mais uma dica: se você estiver com laptop, apoie-o em uma superfície estável. Certa vez, fiz uma call com o laptop no meu colo e, ao final da chamada, o outro participante da reunião disse que o balanço sutil da tela era extremamente perturbador.

Dica 2: Convide qualquer pessoa a qualquer momento

Nem sempre a videochamada precisa ser agendada. Em uma longa conversa por email, por exemplo, é possível simplificar o trabalho agendando uma call com participantes da sua equipe e com parceiros externos também. Muitas solução de video chamadas criam automaticamente códigos de ligação internacional para que as pessoas possam ligar para você de qualquer lugar do mundo.

Dica 3: Está apresentando a reunião? Mostre apenas o que deseja mostrar

Você não ama aquele momento em que está compartilhando a sua tela e, de repente, todos da reunião estão lendo o seu mail? Para evitar isso, compartilhe uma janela específica da sua videochamada. Essa medida garante que você mostre apenas o que você deseja mostrar.

Dica 4: Quer ter a visão do todo? Mude o modo de exibição

Esse é um dos meus recursos favoritos das soluções de Meet: a possibilidade de alterar os modos de exibição da tela. Por exemplo: se alguém estiver mostrando uma apresentação em slide e, ao mesmo tempo, estiver acontecendo uma discussão animada no escritório, você pode alterar o layout da tela para que somente as pessoas apareçam, e não a apresentação.

Dica 5: Seja verdadeiro

Todo mundo tem uma vida fora do trabalho. Dependendo da cultura da sua empresa, pode ser bom mostrar um pouco da vida “real” ao seu redor, como deixar o seu filho acenar para a câmera ou fazer um breve almoço no meio da call naquele dia cheio de ligações. Mostrar um pouco da sua rotina pode promover conexões mais verdadeiras com os colegas de trabalho e até criar empatia nas pessoas com que você tem que lidar.

SOLUÇÕES QUE RECOMENDAMOS

Hangouts: Disponível para Android, iOS e versão Web 
Esse app é do Google e permite criar vídeo chamadas ou de voz com até 150 pessoas. O legal é que também dá para ligar para telefones fixos!

Appear.in: Disponível para Android, iOS e versão Web
Com esse aplicativo dá para criar conversas com até 12 pessoas e criar links personalizados para as reuniões. O bom é que dá para enviar esse link por e-mail, SMS, WhatsApp ou Facebook e você ainda consegue apresentações, fotos ou planilhas.

Zoom Cloud Meeting: Disponível para Android, iOS e versão Web
Gente, esse app é muito legal, porque além de conseguir criar videoconferências com até 100 pessoas, você ainda consegue espelhar a tela do seu computador, compartilhar arquivos, exibir apresentações e ainda tem um chat de mensagens de texto para falar com os participantes em particular!

GoToMetting: Disponível para Android, iOS e versão Web
O aplicativo permite exibir apresentações e ainda possui uma função de alerta para você não perder nenhuma reunião!

Fábio Silva
Post Anterior Ataque ao Facebook: tire as suas dúvidas e veja o que fazer para se proteger Próximo Post Boas práticas para melhor aproveitamento em home office

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Pesquisas Recentes

blog boas praticas cloud computing COVID-19 Desenvolvimento dia da mulher Dicas Facebook glpi home office Internet malware Marketing Digital mulheres mês da mulher Redes ROI segurança da informação segurança na web SEO site Spedd telefonia voip Teste de Velocidade trabalho a distancia

Post recentes

  • Analista de Suporte N1
  • CONTRATO DE TRATAMENTO DE DADOS
  • Como prestar contas de sua Promoção Comercial
  • Seu site possui micro-interações?
  • Pilares para uma campanha de tráfego.

Sobre Nós

Somos uma empresa de TI especializada em inovação e soluções para Marketing e Propaganda.
Oferecemos soluções e consultorias que geram otimização e performance para a sua empresa.

Institucional

  • Trabalhe Conosco
  • Area do Cliente
  • Mapa do Site
  • Aviso de Privacidade

Contato

Av. Alberto Byington, 2015
Vila Maria Alta - São Paulo, SP
(11) 2207-1136 (11) 96917-0740
contato@handson-ti.com.br

Selo Seguro

Site Seguro
Razão Social Hands-On Tecnologia da Informação EIRELI – ME © 2020 - Todos os Direitos Reservados. ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO - Av. Alberto Byington, 2015 – Cj 3 Vila Maria Alta São Paulo, SP CEP: 02127–002 - CNPJ 20.856.416/0001-13